Proposta

Coloque os seus dados para poder votar. Só pode votar numa proposta.





Teclas, música e cultura.

O órgão litúrgico da igreja Matriz de S. Miguel em Penela, após cerca de 30 anos de funcionamento, atingiu o limite de vida útil e deixou de estar funcional. Atualmente a igreja de S. Miguel não tem um órgão para dar apoio musical ao coro paroquial e às celebrações litúrgicas que ocorrem durante o ano, nomeadamente a Eucaristia dominical, as celebrações de Natal, Páscoa e outras festas religiosas, as celebrações de casamentos e até eventos culturais não religiosos que, à semelhança do que já aconteceu no passado, possam vir a ocorrer futuramente, nomeadamente atuações de grupos corais e concertos de musica. Achamos que um órgão litúrgico é um instrumento musical essencial em qualquer igreja para o enriquecimento das suas celebrações religiosas. Por este motivo vimos apresentar ao orçamento participativo a proposta de aquisição de um órgão litúrgico para a igreja de S. Miguel, de modo a colmatar esta lacuna para as próximas décadas.

Contributo para a estratégia de desenvolvimento do Município

Para além da importância do projeto para as celebrações litúrgicas e apoio ao coro paroquial, a igreja de S. Miguel é frequentemente utilizada em eventos culturais. Nestes últimos anos dou como exemplo os diversos concertos de música coral que ocorreram no âmbito do Penela-Presépio, ou concertos de música medieval no âmbito da feira medieval, mas também já ocorreram nesta igreja concertos de música de câmara, música clássica e música litúrgica. Devido à falta de um instrumento adequado, sempre que foi necessário um órgão para apoio a estes eventos, foi também necessário transportá-lo de outras igrejas. A aquisição de um órgão litúrgico de qualidade tornará a igreja de S. Miguel melhor apetrechada para receber este tipo de eventos culturais, assim, para além da referência monumental e artística que este monumento é para Penela, pode também transformar-se num pólo de cultura musical, onde os melhores organistas do país poderão ser convidados para vir realizar concertos e apresentar as suas obras.

Localização

Penela - Igreja de S. Miguel

Atores envolvidos

O coro paroquial de Penela, o pároco de Penela - Padre António Coelho e a Fábrica da Igreja de Penela, o Choral Polyphonico João Rodrigues de Deus.

Prazo de execução

Natal de 2017

Custo estimado da implementação do projeto

O custo do instrumento que rondará os 5 500€

Custo estimado do funcionamento anual do projeto

Não tem

Anexos

Ficheiro